Filtros Magnéticos

produtos > filtros magnéticos

Os filtros magnéticos são utilizados para reter partículas ferromagnéticas em meio a fluídos. Evitando a saturação de outros meios filtrantes.

Muitas partículas ferrosas são geradas nos processos industriais devido a desgaste de componentes por abrasão, corrosão, oxirredução, entre outros, e isto contamina produtos, prejudicando sua qualidade e podendo inviabilizar a comercialização ou utilização. 

É fundamental instalar filtros magnéticos em vários pontos do processo. 

Constituídos de tubos magnéticos e vasos em AISI 304 ou 316L e conjuntos magnéticos potencializados por sistema de compressão de fluxo magnético no seu interior. Com entrada e saída através de conexões em todas as normas comerciais e tampa de inspeção para limpeza. 

Instalação

Conectar a entrada e saída do filtro a sua tubulação, fechar a tampa e iniciar o processo. 

     

Propriedades Magnéticas

   

  1. Neodímio Ferro Boro (NdFeB) são chamados de imãs de terras raras, por conter neodímio em sua composição. São os imãs permanentes mais potentes comercializados na atualidade, porém seu custo é bem superior aos imãs de ferrite, mas a diferença de preço compensa-se na eficiência de retenção de partículas e maior aderência dos materiais remanentes. São desenvolvidas configurações de 3.500, 4.500, 7.500, 9.000 e até 12.000 Gauss. Temperatura de operação da classe N é de 80°C, porém podem ser utilizadas outras classes com temperaturas maiores (NM <100°C; NH <120°C; NSH <150°C; NUH <180°C e NEH <200°C​​). 

  2. Samário Cobalto - também chamados de imãs de terras raras, por utilizarem cobalto em sua composição. São os imãs permanentes com maior resistência a altas temperaturas, trabalhando muito bem na faixa de 150 a 300° C. Sua força é um pouco inferior a do neodímio, chegando no máximo a 8.000 Gauss.

 

Dimensionamento

Tipo de fluido: (descreva os dados que possuir sobre as condições fisico-quimicas do seu produto)

Temperatura de operação (máx):

Pressão operacional/ maxima:
Diâmetro de entrada e saída;

Conexão de entrada e saída;

Tipo de vedação:

Filtro precisa ser encamisado?

Precisa de cesto coletor?

Utilização

Limpeza pode ser feita arrastando os contaminantes ferrosos para fora do tubo e deve ser feita periodicamente, pois a saturação reduz a eficiência de captação. Evitar contato com fontes de calor e aparelhos eletrônicos. Cuidado no manuseio, devido a forte atração magnética em peças ferrosas, podendo causar acidentes.

R. Estados Unidos, 530 - Diadema, SP | +55 11 4253 2603 | WhatsApp: +55 11 9 5917 0508

© 2023 por ID Magnéticos