Grades Magnéticas

produtos > grades magnéticas

As grades magnéticas são equipamentos que utilizam tubos magnéticos espaçados horizontalmente com a finalidade de interceptar produtos a granel com campos magnéticos concentrados na face dos tubos. Assim efetuando a retenção das peças e partículas ferromagnéticas.

 

Possuem 2 funções principais:

  1. Proteger máquinas de acidentes com peças metálicas;

  2. Eliminar contaminação ferrosa (purificação ou filtragem de partículas).

     

Constituídos de tubos de Ø1", defletores, fitas estruturais em AISI 304 ou 316L e conjuntos magnéticos potencializados nos tubos magnéticos. 

Configurações  

     As grades magnéticas podem ter várias geometrias e configurações, conforme lista abaixo:​

  • Quadradas;

  • Retangulares;

  • Redondas;

  • Redondas bi-partidas

  • Trapezoidais;

Podem ser configuradas de formas bem variadas, na forma de grades para funil, dutos ou gavetas. Ainda podem possuir mais de 1 fileira de barras magnéticas. 

Propriedades Magnéticas

    

Utilizamos 3 classes principais de imãs permanentes, como segue

 

  1. Ferrite de Bário ou Estrôncio, possuem campo magnético superior aos imãs adesivos de geladeira, possuem baixo custo em relação aos imãs de terras raras. Porém, sua densidade de fluxo é limitada. Nas montagens dos tubos atingem no máximo 2.500 Gauss. Possuem temperatura de operação de até 180°C. 

  2. Neodímio Ferro Boro (NdFeB) são chamados de imãs de terras raras, por conter neodímio em sua composição. São os imãs permanentes mais potentes comercializados na atualidade, porém seu custo é bem superior aos imãs de ferrite, mas a diferença de preço compensa-se na eficiência de retenção de partículas e maior aderência dos materiais remanentes. São desenvolvidas configurações de 3.500, 4.500, 7.500, 9.000 e até 12.000 Gauss. Temperatura de operação da classe N é de 80°C, porém podem ser utilizadas outras classes com temperaturas maiores (NM <100°C; NH <120°C; NSH <150°C; NUH <180°C e NEH <200°C​​). 

  3. Samário Cobalto - também chamados de imãs de terras raras, por utilizarem cobalto em sua composição. São os imãs permanentes com maior resistência a altas temperaturas, trabalhando muito bem na faixa de 150 a 300° C. Sua força é um pouco inferior a do neodímio, chegando no máximo a 8.000 Gauss.

Utilização

Limpeza pode ser feita arrastando os contaminantes ferrosos para fora do tubo e deve ser feita periodicamente, pois a saturação reduz a eficiência de captação. Evitar contato com fontes de calor e aparelhos eletrônicos. Cuidado no manuseio, devido a forte atração magnética em peças ferrosas, podendo causar acidentes. 

Como orçar

Informações necessárias para cotação:

  • Seu produto;

  • Contaminantes ferrosos;

  • Dados do seu processo; 

R. Estados Unidos, 530 - Diadema, SP | +55 11 4253 2603 | WhatsApp: +55 11 9 5917 0508

© 2023 por ID Magnéticos