Institucional

A ID Magnéticos é uma empresa especializada em processos de separação magnética nos mais variados ramos da indústria e da mineração. Sabemos que os processos industriais e minerais são complexos e exigem estudo para soluções customizadas.

Sediada em Diadema, às margens da Rodovia dos Imigrantes, a ID Magnéticos atende todo o mercado nacional.

Com expertise nos setores de mineração, siderurgia e fundição, petroquímicos, alimentos, agroindústria, reciclagem, saneamento entre outros.

Tecnologia de Imãs Permanentes

Imãs permanentes são produzidos artificialmente aproveitando as propriedades de saturação magnética dos elementos ferromagnéticos e de coercitividade (resistência a desmagnetização) e ainda de permeabilidade magnética de outros elementos.


Os circuitos magnéticos com imãs permanentes possuem basicamente imãs magnetizados e peças polares ou entreferros de alta ou média saturação. O sistema de compressão de fluxo é muito conhecido no meio científico como Halbach Array, mas na indústria, em especial na indústria brasileira, esse termo é pouco conhecido.

Imãs permanentes de NdFeB, ou neodímio, possuem medições teóricas no ponto mais forte inferiores a 7.000 Gauss, ou 0,7 Tesla. Porém, nas montagens, utilizando a tecnologia de concentração de fluxo, podemos reunir boa parte desta energia em um ponto ou área, definido pela área da peça polar, que pode ser chamado de gap (refere-se tanto a espaço vazio, como preenchido por material magnético macio.


O sistema de compressão de fluxo trabalha em oposição as forças de atração, tendendo a condicionar os imãs em repulsão, de forma a aumentar a pressão para que toda a montagem se mova e se reposicione em atração. É uma tarefa que exige ferramental especial e experiência, pois a força de atração dos imãs pode gerar a quebra dos mesmos. Após montados e confinados, os campos magnéticos potencializados tornam-se úteis para as aplicações industriais.

tec 1.webp